quarta-feira, 21 de maio de 2008

Exposição a céu aberto

O Brasil é um país rico de cultura artística, mas não possui o valor necessário. É difícil para o artista sobreviver da sua arte, um exemplo dessa realidade é a Feira Noturna Turística de Copacabana, situada na calçada central da Avenida Atlântica, entre as ruas Miguel Lemos e Almirante Gonçalves. Existente há mais de 20 anos, a feira consolidou-se como um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, mas ainda enfrenta alguns problemas...

Os cariocas
O problema é o reconhecimento do público carioca. 90% dos freqüentadores são estrangeiros, e os moradores do Rio pouco compram e quase não passeiam por lá. Linda Valente é artista plástica, tem 24 anos e trabalha há cinco na feira com sua barrada de quadros e telas, sobre as compras ela revela, “os campeões na hora das compras são os turistas estrangeiros disparados, depois os paulistas e os visitantes do Sul, o pessoal do Rio não compra quase nada”.

Os turistas
Os turistas compram lembranças do Brasil nas barracas de artesanato.As vendas alcançam seu auge no verão e a expectativa era continuar com o ritmo do ano passado, mas segundo Linda as vendas poderiam estar melhor, ela acredita que a dengue tem afastado os turistas brasileiros de virem ao Rio. Outro fato importante ressaltar é que no local há segurança particular contratada pelos feirantes especialmente para atuar nas áreas da feira, já que é grande o número de assalto na orla, principalmente aos turistas. Segundo os comerciantes, isso muito ajudou a diminuir os assaltos, mas às vezes ainda acontece. “De vez em quando, tem algum assalto, mas é muito raro, mas antes tinha com muito mais freqüência”, conta Linda.

Dica
Essa é uma boa oportunidade para os cariocas, pois um programa que não custa caro, pois para olhar não paga nada, é uma espécie de exposição ao ar livre. A Feira Noturna Turística de Copacabana funciona de segunda a sábado, das 18 horas à meia noite.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela nota sobre a Feira Noturna de Copacabana, pois é um centro de grande concentração de turítas na cidade do Rio, porém é muito pouco divulgado pela mídia.
Apesar das perseguições de alguns membros da associação de moradores e por parte do poder público a feira vem sobrevivendo em meio as lutas. E até passou por uma pequena modernização esse ano.