quinta-feira, 12 de junho de 2008

Os agitadores culturais da Lapa

Fique por dentro do que acontece no centro cultural da cidade
Cravada no coração da cidade, a Lapa sintetiza o espírito do carioca agregando valores culturais de todos os cantos do Rio. Ponto de encontro de pessoas de todas as tribos, idades e credos, a Lapa abriga, em seus diversos bares, os mais variados ritmos, que se adaptam à pluralidade do bairro e convivem em pacífica harmonia.

A noite na Lapa
Mas é quando a noite cai que a Lapa mostra porque já se firmou como atração cultural da cidade. A Sala Cecília Meirelles, considerada a melhor casa de concertos de música de câmera do Rio, divide a rua com o bar Asa Branca, onde o malandro vai procurar música popular e forró. Bares como o Semente e do Ernesto têm a manifestação mais carioca do samba, o chorinho.

Muitas opções
Quem chegar sem destino certo pela área, de sexta domingo, rapidamente encontrará um bom lugar para ficar. “A Lapa não tem erro, sempre venho pra cá sem saber ainda pra que local exatamente, na hora a gente escolhe, tem tanta opção”, conta João Espethanio 21 anos.
Sinônimo da boemia carioca, o bairro tem lugar para fãs de todos os estilos.

O que fazer por lá
Para os fãs de rodas de samba, as dicas são o Emporium 100 e o Rio Scenarium, que durante o dia funcionam como antiquários. Os mesmos estilos musicais invadem também o Carioca da Gema, a Casa da Mãe Joana e o Dama da Noite. As batidas do house, techno e outras nuances modernas, além de shows de grandes artistas da MPB, encontram espaço na Fundição Progresso, e não raro, em eventos promovidos ao ar livre, usando sempre um dos arcos como teto e cenário para as performances. Ainda na mesma Lapa, restaurantes como Nova Capela, Manoel e Joaquim e Bar Brasil garantem a noite oferecendo boa gastronomia. O
A velha e a nova geração oferecem ao público o melhor do gênero mais popular da música brasileira, que é o mais representativo e presente na Lapa.

Nenhum comentário: