sexta-feira, 18 de abril de 2008

Giselle em curta temporada no Teatro Municipal

O Ballet no Municipal

Uma montagem bem cuidada e competente de “Giselle” abriu no último sábado, dia 12 de Abril a temporada de Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro com total de oito apresentações. Giselle é apontada como a mais popular personagem de balé clássico em todo o mundo e sonho de praticamente toda aspirante à bailarina. Clássico do repertório mundial, o grandioso balé homônimo, traz 52 personagens.

Os Personagens
Encenada por algumas das maiores companhias internacionais, a versão assinada pelo coreógrafo inglês Peter Wright integra o repertório do Balé do Theatro Municipal desde 1982. No papel-título, se revezam as bailarinas Ana Botafogo – brasileira que mais dançou esta personagem –, Cecilia Kerche, Claudia Mota e Márcia Jaqueline. Vitor Luiz e o espanhol Jesús Pastor, artista convidado, se alternam no papel de Albrecht. À frente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal estará o maestro Silvio Viegas. O balé conta com a direção de Desmond Kelly.
Um Sonho
Criado em 1841 este ballet, que há cinco anos não era dançado pela companhia, apresentou um corpo de baile revitalizante, bem ensaiado e com boa integração com a orquestra. “È um ballet que sempre sonhei em assistir e só tive a oportunidade agora. Chorei do inicio ao fim, quem sabe um dia chego lá”, diz a estudante de publicidade e bailarina Monique Medeiros. É uma obra que vem encantando o público há mais de um século e meio, e constitui-se em um ponto de referência na história da dança.
Um Novo Conceito
A obra reflete uma nova estética e um novo conceito cênico: o drama-balé, em que elementos do teatro se harmonizam com a dança. O resultado é um balé suave e ousado, em acentuados contrastes, que contrapõem o primeiro ao segundo ato. De um lado, o realismo do cotidiano. Do outro, seres incorpóreos e imateriais. A música foi composta por Adolphe Adam.

Nenhum comentário: